SUSTENTABILIDADE

Além de ser uma fonte com baixíssimo impacto de implantação, a eólica não emite CO2 em sua operação, substituindo, portanto, outras fontes de geração de energia elétrica com emissão. O gráfico mostra a quantidade de emissões de CO2 evitada pela fonte eólica a cada mês.
O total de emissões evitadas em 2018 foi de 21,5 milhões de toneladas de CO2 , o equivalente ao total de emissão anual de cerca de 16 milhões de automóveis. Para base de comparação, vale informar que a cidade de São Paulo tem uma frota de mais de 6 milhões de automóveis e o estado de São Paulo possui mais de 18 milhões de automóveis.
Segundo dados da ANEEL/ABEEolica a energia eólica é a terceira fonte de geração na matriz elétrica brasileira e cada MW instalado corresponde a 15 postos de trabalho.
Atualmente 21% da água utilizada na TEN é na forma de reuso proveniente da Estação de Tratamento de Efluentes e 11% dos resíduos gerados são destinados à reciclagem.
Preocupado com a preservação ambiental, da área total de 142.000 m² a TEN mantém uma reserva legal com mata nativa de 28.400 m² mesmo com a operação não afetando a biodiversidade local. Nesta área foram plantadas 5.100 mudas.